29.6.07

livros ...

Imagem colhida na net, aqui.



O convite foi feito pelo TCA, do Abstracto Concreto II. Esolhi 5 livros que gosto.

Confesso que ultimamente não tenho muito tempo para ler, ler mesmo, como eu gosto, sem adormecer de cansaço em cima do livro ou deixando-o cair para o lado. Sempre li muito. Agora só as férias permitem pôr a leitura em dia lendo sem grandes limites.
Entretanto foi difícil escolher 5 livros ... há tantos livros que me marcaram, tantos que releio ciclicamente, tantos livros que considero verdadeiras obras de arte, verdadeira literatura intemporal e que, como tal, são incontornáveis. Enfim, escolhi os promeiros cinco que me vieram à mente. Aqui fica a lista:

Natália Correia – Poesia Completa” – Natália em todas as facetas poéticas, onde se encontra um poema para cada estado de alma.

Paiol de Pólvora” de Joaquim Pessoa – a capa roxa do livro já está tão desbotada que é mais lilás que outra coisa, sinal de que tenho o livro há muito tempo e o leio sempre que me apetece, ao sabor da alma.


“As Mãos e os Frutos” de Eugénio de Andrade – dos muitos que tenho do poeta, o meu preferido, que não me canso de reler. Como diz Jorge de Sena, foi “ escrito, assim, com lucidez sem angústia, ardor sem ingenuidade, segurança sem complacência, inquietação sem azedume, tranquilidade sem ignorância, e com franqueza discreta, elegância viril, naturalidade para além do desafio (…).”


“A Insustentável Leveza do Ser” de Milan Kundera – um romance que me transporta para o campo do imaginário sem que eu dê por isso. Ciclicamente volto a este livro.


As Pontes de Madison County” de Robert James Waller – obra marcante porque acredito no Amor como força motriz que tudo transforma e tudo torna possível …

Dito isto, passo a palavra (ou a "batata quente") a:

Anomalias

Cabana de Palavras

Eternamente Menina

Humores

Poliedro

8 comentários:

Daniel Aladiah disse...

Querida Pink
Obrigado pelo desafio, mas eu tenho tido umas leituras que interessam a muito poucos, coisas técnico-científicas, que me escuso de mencionar. Quanto à literatura, confesso que tem estado um pouco esquecida (ela é tanta e o tempo corre...), até porque tenho escrito em vez de ler...
Um beijo
Daniel

Menina Marota disse...

Bom dia! E o domingo acordou repleto de sol e depois de passear os cães, tomar o café no sítio habitual, vim dar uma "volta" pelos meus blogues e eis que descubro o teu comentário!

Bem, as tuas escolhas são as minhas, muitas das minhas que li e reli e tornei a ler. Falaria deles, com o entusiasmo que tu mesma falaste, porque são autores que marcaram e ainda marcam o mundo literário.

Falar dos livros que leio... pois... vai ser difícil... eu sou uma devoradora de livros... ainda agora na Feira do Livro, comprei mais de 30, incluindo culinária... (que ofereci à minha filha, eheh)
mas irei falar daqueles que li recentemente ou estou ainda a ler (e a reler)...
Grata pelo convite :-))

Um bejo e bom fim de semana ;)))

A.S. disse...

Diz-me o que lês, dir-te-ei quem és! Tens aqui uma panóplia de excelentes obras! Parabéns!

Aceitava com imenso gosto o teu desafio, mas acontece que já respondi!... Se fores ao "Poliedro" dois ou três posts atrás, encontrarás a resposta...


Um beijo grande...

Ana Rita disse...

Natalia Correia é sempre uma excelente escolha e a Insustentavel Leveza do Ser seria sem duvida uma das minhas escolhas!!!
Sempre por aqui.. *

Anónimo disse...

Cara Pink.Ainda não arranjei disposição para dar sequência ao teu desafio.Já sei quais os livros,mas gostaria de dizer mais qualquer coisa de pessoal acerca do modo como eles começaram a marcar-me...desde a minha infância,onde os únicos livros que havia eram os das carrinhas da Gulbenkian...etc...
Um abraço

José Manuel Dias disse...

Pink,

Grato pelas sugestões.
Vou de férias e um dels vou levar.
Abraço

Anónimo disse...

E está cumprida a minha missão!
Espero que por lá passes. Eu daqui deixo um grande abraço cheio de carinho ;))

wind disse...

:) Só não li o último:)
Beijos