26.4.07

Quasi

Foto colhida na net, aqui.

Um pouco mais de sol - eu era brasa
Um pouco mais de azul - eu era além
Para atingir, faltou-me um golpe de asa ...
Se ao menos eu permanecesse aquém ...

Assombro ou paz ? Em vão ... tudo esvaído
Num grande mar enganador de espuma;
E o grande sonho despertado em bruma,
O grande sonho - ó dor ! - quase vivido ...

Quase o amor, quase o triunfo e a chama,
Quase o principío e o fim - quase a expansão ...
Mas na minh´alma tudo se derrama ...
Entanto nada foi só ilusão !

De tudo houve um começo ... e tudo errou ...
- Ai a dor de ser - quase, dor sem fim ...
Eu falhei-me entre os mais, falhei em mim,
Asa que se lançou mas não voou ...

Momentos de alma que, desbaratei ...
Templos aonde nunca pus um altar ...
Rios que perdi sem os levar ao mar ...
Ânsias que foram mas que não fixei ...

Se me vagueio, encontro só indicios ...
Ogivas para o sol - vejo-as cerradas;
E mãos de heroi, sem fé, acobardadas,
Puseram grades sobre os precipícios ...

Num ímpeto difuso de quebranto,
Tudo encetei e nada possuí ...
Hoje, de mim, só resta o desencanto
Das coisas que beijei mas não vivi ..

Um pouco mais de sol - e fora brasa,
Um pouco mais de azul - e fora além.
Para atingir faltou-me um golpe de asa ...
Se ao menos eu permanecesse aquém ...

(Mário de Sá-Carneiro)

11 comentários:

Guilherme F. disse...

Eu só posso pedir-te Mil Desculpas, por não ter dado conta da tua nomeação. Vou tentar coloca-a....fora de tempo.
Agradeço muito a tua amabilidade e o carinho.
Depois recompenso-te...com palavras!
bj
Gui
coisasdagaveta.blogs.sapo.pt

Daniel Aladiah disse...

Espero que não estejas na "onda" deste grande poeta... entendes, não?
Um beijo
Daniel

wind disse...

A eterna insatisfação de MSC. Mas eu gosto muito dos poemas dele:)
beijos

sonhadora disse...

de cor, de palavras e de sonhos se faz a vida. Colhe lírios, abraça borboletas, respira Maio e degusta a liberdade.


S._________________________







Beijinhos embrulhados em abraços

ouriço disse...

ola, gostei muito do teu blog, parabens, bjs

A.S. disse...

Continuas a partilhar connosco momentos de belissima poesia!...

Parabéns pela nomeação. Foi merecidissima!

Um beijo!

Menina Marota disse...

Um dos poemas que mais gosto de MSC e que me diz tanto!

É sempre um prazer vir aqui ler-te, sei que tenho andado ausente destas lides, mal tenho tempo para actualizar os meus blogues, mas aos poucos, quem sabe, com o sol que nos está a querer brindar, eu volto em pleno.

Beijinhos e bom domingo ;)

Anónimo disse...

Peço imensa desculpa por só agora ter reparado na atribuição do "Thinking Blogger Award" ao Eternamente Menina e agradeço reconhecida as palavras que me dedicaste.

Como o meu blogue já tinha sido citado pelo Ruvasa e já tinha nomeado outros blogues, peço-te licença para dedicar a todos os que o comentam e me dão a honra da presença deles lá, este prémio, pelo que coloquei já uma Adenda a este assunto no post que lá está...

Grata do coração, deixo um abraço muito carinhoso ;)

Anónimo disse...

...pecando por alguma ausência, aqui deixo um abraço...Morfeu

Brain disse...

Eu faço os possíveis para viver SEMPRE para além do "quase".

Não acredito que com "quase" seja possível ser feliz e viver em pleno.

Mais um excelente Pink!

É sempre um prazer passar por aqui.

Beijo.

Menina Marota disse...

Passei para ler...(re)li...

Deixo um abraço carinhoso e bom domingo ;)