10.2.07

Aonde

Foto de Nanã Sousa Dias colhida aqui.


Ando a chamar por ti, demente, alucinada,
Aonde estás, amor? Aonde... aonde... aonde?...
O eco ao pé de mim segreda... desgraçada...
E só a voz do eco, irónica, responde!

Estendo os braços meus! Chamo por ti ainda!
O vento, aos meus ouvidos, soluça a murmurar;
Parece a tua voz, a tua voz tão linda
Cantando como um rio banhado de luar!

Eu grito a minha dor, a minha dor intensa!
Esta saudade enorme, esta saudade imensa!
E só a voz do eco à minha voz responde...

Em gritos, a chorar, soluço o nome teu
E grito ao mar, à terra, ao puro azul do céu:
Aonde estás, amor? Aonde... aonde... aonde?...

(Florbela Espanca)

5 comentários:

Daniel Aladiah disse...

Não sabemos... o acaso dirige os amores, as relações. De vez em quando, a propósito de alguém, resolvemos ser próactivos e tentamos conquistar... mas nunca sabemos o futuro.
Um beijo
Daniel

Ana Rita disse...

"Eu grito (...) e só a voz do eco responde!"
Incrivel não?!
Continuamos a ler pelas mesmas ruelas!
*

lena disse...

Pink, menina linda

hoje partilhas Florbela Espanca, este é um excelente soneto

confesso que já li muito Florbela Espanca. sei que foi uma das poetas mais consagradas, mas voltei-me para outro estilo de poesia

conheço bem este seu soneto, é belo e intenso

tens sempre um bom gosto nas partilhas que nos ofereces


deixo para ti o soneto que mais vezes li, sei de cor e para mim um dos mais belos de Florbela Espanca:



Eu tenho pena da Lua!
Tanta pena, coitadinha
Quando tão branca, na rua
A vejo chorar sozinha!..

As rosas nas alamedas,
E os lilases cor da neve
Confidenciam de leve
E lembram arfar de seda

Só a triste, coitadinha...
Tão triste na minha rua
Lá anda a chorar sozinha .

Eu chego então à janela:
E fico a olhar para a lua...
E fico a chorar com ela!


Florbela Espanca


abraço-te ternamente, doce menina

beijinhos muitos

lena

Anónimo disse...

Um dos belos gritos da Florbela.
Das poucoas poetisas, que sempre me emociona na leitura.
Ela e Sophia, paradoxos poéticos? talvez, mas adoro os seus escritos.

Boa semana.
bjinhos
luís

Anónimo disse...

Uma bela escolha! Florbela Espanca a poetisa que nos cantou o amor em todas as formas...

Minha querida Pink, li o teu comentário no Eternamente Menina... és livre de levar tudo o que quiseres. Aliás, será um prazer enorme constar desta tua galeria de tão bons pooetas, eu que nem poeta sou.


Um abraço carinhoso ;)